Implicações de uma proposta de currículo integrado à luz de Gadamer (Implications of an integrated curriculum proposal in light of Gadamer)

Márcia Rodecz, Emerson Bianchini Estivalete

Resumo


This experience report presents the implications in the search for the implementation of the project "Middle level technical education: the dialogue between disciplines", developed on one of the campuses of the Catarinense Federal Institute (IFC). The integrated technical course of medium level in agriculture was chosen due to it having a higher supply of vacancies and, therefore, a greater number of classes and professionals of related areas acting. The professors who welcomed the challenge of seeking paths for the integration of knowledge from different areas of expertise planned activities in a joint way, identifying common points. The purpose was to implicate each component in the context of the others, considering its specificities, as a way of valuing the widening of understandings in the search for expanding and merging horizons through dialogue in the context of the course curriculum. The work consisted of a double-handed exercise among professors as the main agents of this proposal, electing the needs of the collective as a priority. This allowed achieving considerable success, because in addition to a differentiated training offered to students, the discussions were also constituted in formative pathways for the professors themselves. Thus, when their results were exposed and presented to the other professionals of the institution, being visited by parents and other students, it was demonstrated that it is possible to make the integrated high school in practice, through the articulation between the technical preparation associated with the possibilities of dialogue and alterity exercises as paths used in the construction of this work proposal.

Resumo

Este relato de experiência apresenta as implicações na busca da implementação do projeto “Ensino técnico de nível médio: o diálogo entre disciplinas”, desenvolvido em um dos campi do Instituto Federal Catarinense (IFC). Escolheu-se o Curso Técnico Integrado de Nível Médio em Agropecuária porque este dispunha de maior oferta de vagas e, portanto, maior número de turmas e profissionais de áreas afins atuando. Os professores que acolheram o desafio de buscar caminhos para a integração dos saberes de diferentes áreas do conhecimento planejaram atividades de forma conjunta, identificando pontos em comum. O propósito era implicar cada componente ao contexto dos demais, considerando suas especificidades, como forma de valorizar o alargamento de compreensões na busca de ampliar e fundir horizontes por intermédio do diálogo no contexto do currículo do curso. O trabalho constituiu-se de um exercício de mão dupla entre professores como principais agentes dessa proposta, elegendo as necessidades do coletivo como prioridade. Isso permitiu alcançar considerável sucesso, pois, para além de uma formação diferenciada oferecida aos discentes, as discussões se constituíram em percursos formativos para os próprios docentes. Desse modo, quando seus resultados foram expostos e apresentados aos demais profissionais da instituição, sendo visitados por pais e demais estudantes, demonstrou-se que é possível fazer acontecer o Ensino Médio Integrado na prática, por meio da articulação entre o preparo técnico associado às possibilidades de diálogo e de exercícios de alteridade como caminhos utilizados na construção dessa proposta de trabalho.

Resumen

Este informe de experiencia presenta las implicaciones para la implementación del proyecto "Educación técnica en la escuela secundaria: el diálogo entre disciplinas", desarrollado en uno de los campus del Instituto Federal de Santa Catarina (IFC). Se eligió el Curso Técnico Integrado de Nivel Medio en Agricultura porque tenía una mayor oferta de vacantes y, por lo tanto, un mayor número de clases y profesionales de áreas similares. Los docentes que asumieron el desafío de buscar formas de integrar el conocimiento de diferentes áreas del conocimiento planificaron actividades conjuntamente, identificando puntos en común. El propósito era implicar a cada componente en el contexto de los demás, considerando sus especificidades, como una forma de valorar la ampliación de la comprensión en la búsqueda de ampliar y fusionar horizontes a través del diálogo en el contexto del plan de estudios del curso. El trabajo fue un ejercicio bidireccional entre los maestros como los principales agentes de esta propuesta, eligiendo las necesidades del colectivo como una prioridad. Esto permitió alcanzar un éxito considerable, porque además de la capacitación diferenciada ofrecida a los estudiantes, las discusiones también constituyeron cursos de capacitación para los propios maestros. Así, cuando sus resultados fueron expuestos y presentados a otros profesionales de la institución, visitados por padres y otros estudiantes, se demostró que es posible hacer que la escuela secundaria integrada suceda en la práctica, a través de la articulación entre la preparación técnica asociada con las posibilidades y ejercicios de diálogo y otredad como caminos utilizados en la construcción de esta propuesta de trabajo.

Palavras-chave: Ensino médio integrado, Interdisciplinaridade, Profissionalização.

Keywords: Integrated High School, Interdisciplinarity, Professionalization.

Palabras claves: Escuela secundaria integrada, Interdisciplinariedad, Profesionalización.

References

ARROYO, Miguel G. Experiências de inovação educativa: o currículo na prática da escola. In: MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Currículo: políticas e práticas. 4. ed. Campinas, SP: Papirus, 2001. p. 131-164.

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília, DF: Líber Livro, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 11 – CONSUPER/2015. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2015. Disponível em: <http://concordia.ifc.edu.br/wp-content/uploads/2016/10/resolu%C3%87%C3%83o-011-2015-aprova-regulamento-de-atividades-docentes-110220161350.pdf>. Acesso em: 22 maio 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. O Sistema Nacional de Educação Tecnológica. Brasília, DF: Ministério da Educação, 1991.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. p. 83-105.

DOMINGUES, Ivan. Epistemologia das ciências humanas. Tomo 1: positivismo e hermenêutica. São Paulo: Loyola, 2004.

FAZENDA, Ivani C. A. Interdisciplinaridade: qual o sentido? São Paulo: Paulus, 2003. 85p.

FAZENDA, Ivani C. A. (org.). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994. 143p.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, Ari Paulo; BIANCHETTI, Lucídio (org.). Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 41-62.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (org.). Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005. 175p.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II. Tradução de Enio Paulo Gianchini. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002. 624p.

GADAMER, Hans-Georg. Estética e hermenêutica. Tradução de Antônio Gómes Ramos. Madrid: Tecnos, 1998. 320p.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método. 4. ed. Tradução de Flavio Paulo Meurer. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997. 730p.

HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE (IFS). Sobre o Consuper. [2020?]. Disponível em: <http://consuper.ifc.edu.br/sobre-o-consuper/>. Acesso em: 22 maio 2020.

KAUFMANN, Jean-Claude. A entrevista compreensiva: um guia para a pesquisa de campo. Tradução de Thiago de Abreu e Lima Florencio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARTINS, Angela Maria. Diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Médio: avaliação de documento. Cadernos de Pesquisa, n. 109, p. 67-87, 2000.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Compreender e ensinar: por uma docência da melhor qualidade. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

e3690107



Texto completo:

PDF PDF (English)


DOI: https://doi.org/10.14244/198271993690

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br