AVALIAÇÕES EDUCACIONAIS E SEUS RESULTADOS: REVELANDO OU OMITINDO A REALIDADE BRASILEIRA SOBRE O FRACASSO ESCOLAR

Mara Silvia Pasian, Aline Aparecida Veltrone, Nadja Carolina de Sousa Pinheiro Caetano

Resumo


O presente trabalho discute questões relacionadas à democratização do ensino no Brasil a partir das influências de entidades internacionais nas políticas públicas, principalmente educacionais, abordando métodos utilizados para avaliar o ensino, considerando a eficácia dos mesmos e as finalidades do uso, a inclusão dos alunos com necessidades especiais e questões referentes ao fracasso escolar, ressaltando a necessidade das avaliações atuarem como instrumento para o entendimento e auxílio na melhoria da qualidade de ensino oferecida. O objetivo do trabalho foi analisar esses pontos à luz da literatura da área. Propõe uma discussão sobre o sistema de progressão continuada e as consequências negativas que o mesmo pode provocar para os alunos identificados com dificuldades de aprendizagem e as relações com a educação especial. Discute que a avaliação deve refletir uma preocupação de valorização do conhecimento sobre o funcionamento interno da escola, que não segregue e que não exclua ninguém, mas que identifique elementos para que se possa democratizar o acesso de todos ao conhecimento escolar, garantindo dessa forma a qualidade da educação para todos.

Palavras-chave: avaliação; fracasso escolar; inclusão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199362

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br