A GEOMETRIA SE CONSTITUINDO PRÉ-REFLEXIVAMENTE: PROPOSTAS

Adlai Ralph Detoni

Resumo


Este texto traz propostas de atividades didáticas em torno de temas pertinentes à Geometria Escolar para os anos iniciais do ensino fundamental que foram inicialmente trabalhadas em pesquisa de campo para estudos de doutoramento, cujos dados foram tratados metodologicamente na abordagem qualitativa fenomenológica. Faz-se uma exposição filosófica que sustenta uma concepção fenomenológica do espaço e reflexões de seu desdobramento para um pensamento pedagógico que valoriza o conhecimento constituído no domínio do pré-reflexivo.

Palavras-chave: fenomenologia; atividade; Geometria; pré-reflexivo.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199358

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br