CONHECIMENTO MATEMÁTICO PARA ENSINAR: PAPEL DA PLANIFICAÇÃO E DA REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria de Lurdes Marquês Serrazina

Resumo


Neste ensaio discuto o conhecimento matemático para ensinar, em particular no caso do professor que ensina matemática nos primeiros anos de escolaridade, nomeadamente, o papel que a sequência planificação – ação – reflexão pode ter no desenvolvimento e consolidação desse conhecimento. Começo por discutir o que se espera do professor como professor de Matemática, ilustrando com exemplos concretos, que pretendem mostrar que não basta ao professor saber a Matemática que ensina, mas tem também de saber como a ensinar e como avaliar as aprendizagens que daí resultam. Discuto depois o papel da planificação da atividade letiva e da reflexão sobre a prática para o desenvolvimento do conhecimento profissional do professor. Relativamente à planificação é discutido o constructo “trajetória de aprendizagem” e as suas componentes, em especial as sequências de ensino e o papel do professor no seu desenvolvimento. A reflexão sobre a prática, tendo como referência a planificação realizada previamente, é fundamental neste processo. O ensaio termina com a apresentação e discussão de um caso, o da professora Maria, uma professora com uma larga experiência, formanda do Programa de Formação Contínua em Matemática, analisando, a partir do seu portefólio escrito, a planificação e correspondente reflexão sobre duas aulas num 2.º ano de escolaridade.

Palavras-chave: Conhecimento matemático para ensinar; Planificação; Reflexão; Práticas.

 


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199355

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br