CONTRIBUIÇÕES DE GRUPO DE ESTUDOS SOBRE MATEMÁTICA EM CONHECIMENTOS DE PROFESSORAS

Vânia Maria Pereira dos Santos-Wagner, Sandra Aparecida Fraga da Silva

Resumo


Nesse artigo trazemos resultados de uma investigação com professoras das séries iniciais num grupo de estudos sobre matemática. Este estudo de caso longitudinal de dois anos caracterizou-se numa pesquisa qualitativa com perspectiva humanística. Nosso objetivo neste trabalho é apresentar algumas aprendizagens de conhecimento matemático e pedagógico matemático de duas professoras a partir da dinâmica proporcionada pelo grupo de estudos. Os dados foram coletados nos encontros semanais do grupo e nas aulas das quais participamos e/ou observamos. Nesse grupo, as professoras se respeitavam, ouviam e eram ouvidas em suas vitórias e anseios, opinavam, lançavam propostas e contribuíam para a construção dos diferentes conhecimentos. Esse comportamento influenciou as aprendizagens e as atitudes das professoras em relação à matemática, resultando em ressonâncias em suas práticas em sala de aula. Obtivemos evidências de melhoria e de aprendizagem de dois tipos de conhecimentos: de conteúdo matemático e pedagógico matemático. De conhecimentos dos conteúdos matemáticos aprendidos destacamos o de resolução de problemas envolvendo as quatro operações. E de conhecimento pedagógico matemático ressaltamos o que se evidenciou em ações no grupo de estudos. Notamos como um trabalho diferenciado de formação continuada em contexto, num grupo no qual atuamos como amigos críticos uns dos outros, influenciou e envolveu as integrantes.

 

Palavras-chave: Grupo de estudos; Conhecimento matemático; Conhecimento pedagógico matemático; Quatro operações.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199353

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br