GESTÃO PEDAGÓGICA EM COMUNIDADES VIRTUAIS ORIENTADAS PARA A APRENDIZAGEM: A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR MEDIADOR

Marcelo Pupim Gozzi

Resumo


As novas tecnologias da comunicação e informação, em especial, a Internet, têm favorecido a oferta de cursos a distância on-line. Por outro lado, cada vez mais aumenta a procura por esses cursos – seja pela dificuldade de disponibilidade espaço-temporal para o estudo, seja pelo aculturamento digital cada vez mais presente na atual sociedade. Quando desenvolvidos dentro de uma abordagem colaborativa, os participantes desses cursos devem ser estimulados a interagir no ambiente virtual, com o intuito de desenvolver a aprendizagem de modo coletivo. Muitas vezes, ocorre a formação de comunidades virtuais de aprendizagem nesse contexto. O agente estimulador dessas interações é o professor, na função de mediador pedagógico on-line. Uma comunidade virtual orientada para a aprendizagem, quando mediada pedagogicamente por um professor, pode ser desenvolvida em cursos a distância on-line para favorecer o processo educacional. Esse trabalho vem discutir, por meio de uma pesquisa bibliográfica, o conceito e a importância do desenvolvimento pedagogicamente orientado dessas comunidades em cursos on-line, bem como a necessidade de formação de professores mediadores capazes de mediar adequadamente as interações, com o objetivo de promover a aprendizagem. Os professores que desejarem atuar em cursos nessa modalidade educacional devem desenvolver competências que, quando associadas às básicas da docência, os tornem capazes de promover a interação e a colaboração on-line, bem como a constituição de comunidades virtuais orientadas para a aprendizagem.

Palavras-chave: comunidade virtual; mediação on-line; formação do professor.

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DOI: https://doi.org/10.14244/19827199332

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REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br