UMA EXPERIÊNCIA EXTRACURRICULAR DE MATEMÁTICA COM CRIANÇAS CARENCIADAS

Adelaide Carreira

Resumo


 

Descrevemos a concepção e a aplicação em Portugal de um projeto extracurricular – “O Continhas” – concebido e orientado simultaneamente para os alunos da pré-escola e dos quatro primeiros anos de escolaridade e para os seus respetivos docentes, o qual, em ambiente lúdico e descontraído, transmitisse às crianças participantes ideias, conceitos e métodos da matemática, procurando encorajar nelas a criação de pensamento lógico-abstrato e, em paralelo, interessá-las e aproximá-las, de maneira rigorosa, mas divertida, de uma disciplina que tanta resistência e rejeição costuma provocar. Instrumentos centrais do projeto são os seus “Objetos de Aprendizagem”, idealizados visando a aquisição de conhecimento conceptual e formal de matemática e o espertar da oralidade, do raciocínio abstrato e da capaciade de cálculo. Relatamos particularmente a experiência da aplicação do projeto em uma escola pública, inserida em uma zona ocupada por uma população imigrante de baixa renda. Em uma instituição com um aproveitamento escolar bastante inferior à media nacional, a matemática era alvo de um amplo desapreço; em um meio com sérias carências, comuns à instituição e ao alunado, os comportamentos desviantes faziam parte da experiência quotidiana. A aplicação do projeto promoveu alterações positivas nos procedimentos individuais e inter-pessoais dos alunos, implicando uma série de melhorias perceptíveis na sua conduta social e no seu dsempenho escolar global.

Palavras-chave: Brincando a matemática; Estimulação cognitiva.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199329

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br