LOS ASPECTOS DIDÁCTICOS BÁSICOS DEL SISTEMA DE NUMERACIÓN DECIMAL EN LOS LIBROS DE TEXTO

Maria Pilar Ruesga Ramos, Gilda Lisbôa Guimarães

Resumo


Esse artigo buscou analisar os aspectos que interveem na aprendizagem do sistema de numeração decimal (SND) apresentados em coleções didáticas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental. Busca-se analisar as estratégias e procedimentos das atividades referentes ao SND que são propostos nas coleções, assim como os recursos didáticos que contribuem com a apropriação do mesmo. A análise pode ser utilizada também como orientação a professores para selecionar livros didáticos ou as atividades a serem propostas em sala de aula. Por outro lado, os itens criados para essa análise se configuraram em um instrumento de análise o qual foi utilizado para avaliar três coleções espanholas e três brasileiras de grande tiragem em cada país. Os resultados mostram que 72% das atividades se dedicam a aprendizagem do SND. Porém, ficou evidenciado um surpreendente distanciamento da Matemática com a vida cotidiana, o que contraria a concepção universalmente aceita nos dias atuais.

Palavras chave: Sistema de numeração decimal; Livros didáticos; Anos iniciais; Matemática.



Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199327

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br