Inclusão no ensino superior: produção científica do Programa de pós-graduação em Educação Especial da UFSCar (Inclusion in higher education: scientific production of Post-graduate Program in Special Education of UFSCar)

Renata Andrea Fernandes Fantacini, Maria Amelia Almeida

Resumo


In 2018 the Graduate Program in Special Education (PPGEEs) of the Federal University of São Carlos (UFSCar) has completed 40 years of existence and has contributed significantly in the production of knowledge. This study aimed to perform a survey and analysis of the academic productions (dissertations and theses), referring to the process of inclusion of the target audience of Special Education in Higher Education, concluded between the years of 1981 (year for defense of the first dissertation) to 2018. This is a systematic review of the bibliography (RBS) presented as a possibility to better understand the production of knowledge in terms of Brazil. We verified that 618 dissertations (master's degree) and 198 theses (doctorate) were defended by its graduates, being found 7 studies, being 6 theses and 1 dissertation, all of which met the established criteria, ie, studies on inclusion in Teaching and / or Higher Education Special Education target public school students. The results evidenced that the subject is still little explored, including in the researches of students graduated from the PPGEEs of UFSCar. We conclude that even in spite of the small number of studies found, all are considered valuable, since they have brought many contributions to the specific literature of the area. It is hoped that this study will contribute to the expansion of research expectations in this context.

Resumo

No ano de 2018 o Programa de Pós-graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) completou 40 anos de existência e vem contribuindo significativamente na produção de conhecimentos. Este estudo objetivou realizar um levantamento e análise das produções acadêmicas (dissertações e teses), referentes ao processo de inclusão do público-alvo da Educação Especial no Ensino Superior, concluídas entre os anos de 1981 (ano de defesa da primeira dissertação) a 2018. Trata-se de uma revisão sistemática da bibliografia (RBS) apresentada como uma possibilidade de melhor compreender a produção do conhecimento em termos de Brasil. Verificamos que foram defendidas 618 dissertações (mestrado) e 198 teses (doutorado) pelos seus egressos, sendo encontrados 7 estudos, sendo 6 teses e 1 dissertação, das quais todas atendiam os critérios estabelecidos, ou seja, estudos sobre a inclusão no Ensino e/ou Educação Superior de estudantes público-alvo da Educação Especial. Os resultados evidenciaram que a temática ainda é pouco explorada, inclusive nas pesquisas dos estudantes egressos do PPGEEs da UFSCar. Concluímos que mesmo apesar do número reduzido de estudos encontrados, todos são considerados valiosos, na medida em que trouxeram muitas contribuições para a literatura específica da área. Espera-se que este estudo contribua para a ampliação das expectativas de pesquisa neste contexto.

Resumen

En el año 2018 el Programa de Postgrado en Educación Especial (PPGEEs) de la Universidad Federal de São Carlos (UFSCar) completó 40 años de existencia y viene contribuyendo significativamente en la producción de conocimientos. Este estudio objetivó realizar un levantamiento y análisis de las producciones académicas (disertaciones y tesis), referentes al proceso de inclusión del público objetivo de la Educación Especial en la Educación Superior, concluidas entre los años de 1981 (año de defensa de la primera disertación) a 2018. Esta es una revisión sistemática de la bibliografía (RBS) presentada como una posibilidad de comprender mejor la producción del conocimiento en términos de Brasil. En el caso de que se produzca un cambio en la calidad de vida de la población, se debe tener en cuenta que, o Educación Superior de estudiantes público objetivo de la Educación Especial. Los resultados evidenciaron que la temática aún es poco explorada, incluso en las encuestas de los estudiantes egresados del PPGEEs de la UFSCar. Concluimos que a pesar del número reducido de estudios encontrados, todos se consideran valiosos, en la medida en que trajeron muchas contribuciones a la literatura específica del área. Se espera que este estudio contribuya a la ampliación de las expectativas de investigación en este contexto.

Palavras-chave: Educação especial, Inclusão, Educação Superior.

Keywords: Special education, Inclusion, College education.

Palabras clave: Educación especial, Inclusión, Educación universitaria.

References

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 9050: Acessibilidade de Pessoas Portadoras de Deficiência a Edificações, Espaço, Mobiliário e Equipamento Urbano. Rio de Janeiro: ABNT, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação – MEC. Aviso Circular nº. 277, de 8
de maio de 1996. Diário Oficial [da] União, Brasília, 8 maio 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov. br/seesp/arquivos/pdf/aviso277.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.

BRASIL. Secretaria de Educação Superior. Edital nº 2. Programa Incluir. Diário Oficial [da] União, nº 93, seção 3, p. 39-40, Brasília, 17 maio 2005. Disponível em: <http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=39&data=17/05/2005>. Acesso em: 20 jul. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador do Programa Incluir: acessibilidade na educação superior, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?Itemid=495&catid=191%3Asesu&id=13380%3Aprograma-incluir-edital-e-resultados&option=com_content&view=article>. Acesso em: 20 jul. 2018.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. 2011. Diário Oficial [da] União, Brasília, 17 nov. 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2011/Decreto/D7611.htm>. Acesso em: 20 jul. 2018.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Resumo técnico do Censo da Educação Superior 2017 [recurso eletrônico]. – Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2019. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6725796>. Acesso em: 16 abr. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf>. Acesso em: 20 jul. 2018.]

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Diário Oficial [da] União, Brasília, 29 ago. 2012. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20112014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 02 jun. 2018. 

BRASIL. Programa Incluir. Documento Orientador Programa Incluir Acessibilidade na Educação Superior Secadi/SESu. 2013a. Disponível em: <file:///C:/Users/saionara%20pussente/Downloads/documento_orientador_programa _incluir%20(2).pdf>. Acesso em: 10 jan. 2017.

BRASIL. Referenciais de Acessibilidade na Educação Superior e a Avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). 2013b. Disponível em: <http://www.ampesc.org.br/_arquivos/download/1382550379.pdf>. Acesso em: 20 jan. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com deficiência). Diário Oficial [da] União, Brasília, 6 jul. 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 02 jun. de 2017.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei no 12.711, de 29 de agosto de 2012. Para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Diário Oficial [da] União, Brasília, 28 dez. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato20152018/2016/lei/L13409.htm>. Acesso em: 06 jun. 2018.

BRIEGA, D. A. M. O ENEM como via de acesos do surdo ao ensino superior brasileiro. 2017. 121f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2017.

CASTRO, S. F. Ingresso e permanência de estudantes com deficiência em universidades públicas brasileiras.  2011.  278f.  Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial.  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2011.

FANTACINI, R. A. F. Ações do Núcleo de Acessibilidade na EaD de uma instituição de educação superior privada e a satisfação dos estudantes com deficiência. 2017. 192f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2017.

GUERREIRO, E. M. B. R. Avaliação da satisfação do aluno com deficiência no Ensino Superior: estudo de caso da USFCar. 2011. 229f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2011.

LOPES, B. J. S. Programa de Transição para a vida adulta de jovens com deficiência intelectual em ambiente universitário. 2016. 246f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2016.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MORGADO, L. A. S. Trajetórias acadêmicas de pessoas com deficiência no ensino superior brasileiro. 2017. 91f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2017.

OLIVEIRA, A. S. S. Estudantes com deficiência no ensino superior: subsídios para a política de inclusão da UNIMONTES. 2011. 182f. Tese (Doutorado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, 2011.

PPGEEs. Programa de Pós-graduação em Educação Especial. UFSCar. Homepage. Teses e dissertações defendidas. Disponível em: <http://www.ppgees.ufscar.br/defesas-dissertacoes-defendidas/dissertacoes>. Acesso em: 20 jul. 2018.

e3208127


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/198271993208

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br