Impresso jornalístico estudantil nas produções científicas em educação (2002-2017) (State of knowledge of scientific productions in journalistic student education)

Cintia Medeiros Robles Aguiar, Jacira Helena do Valle Pereira Assis

Resumo


The objective of this study is to identify the scientific productions on student journalistic prints in Brazil, with emphasis on studies that prioritize them as the main source and / or object of study and which are necessarily written by and for students. In this sense, a mapping of the indexed productions in the BDTD and in the CAPES Portal between the years of 2002 and 2017 was carried out; six dissertations and eleven articles composed the corpus of analysis. The bibliographic management software Mendeley Reference Manager is used to manage bibliographic references and the organization of productions. Data analysis was done through Laurence Bardin's Content Analysis. The results indicate that the scientific productions on printed matter in Brazil show a broad and distinct universe of works and theoretical-methodological developments that allow different perspectives and theoretical paths in studies that privilege print as sources and / or objects in the field of History of Education. Thus, the domains of the historiography of education on student prints are progressing mainly with the movement of these studies, whether in the production of articles, monographs, dissertations and / or books, however, as a whole, the document is still little explored in Brazil, and there are few studies on printed matter produced by and for students.

Resumo

Objetiva-se neste estudo identificar as produções científicas sobre impressos jornalísticos estudantis no Brasil, com ênfase em estudos que os priorizem como fonte principal e/ou objeto de estudo e que sejam necessariamente escritos pelos e para estudantes. Neste sentido, fez-se um mapeamento das produções indexadas na BDTD e no Portal CAPES entre os anos de 2002 a 2017, o corpus de análise foi composto por seis dissertações e onze artigos. Utiliza-se o software de gerenciamento bibliográfico Mendeley Reference Manager, para gestão das referências bibliográficas e organização das produções, já a análise dos dados foi procedida por meio da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin. Os resultados sinalizam que, as produções científicas sobre os impressos no Brasil evidenciam um universo amplo e distinto de obras e desdobramentos teórico-metodológicos, que possibilitam diferentes olhares e caminhos teóricos em estudos que privilegiam impressos como fontes e/ou objeto no campo da História da Educação. Posto isto, os domínios da historiografia da educação sobre impressos estudantis caminham em progressão, principalmente, com o movimento destes estudos na produção de artigos, monografias, dissertações e/ou livros, entretanto, como um todo, o documento ainda é pouco explorado no Brasil, e são parcos os estudos sobre impressos produzidos por e para estudantes.

Resumen

Se pretende en este estudio identificar las producciones científicas sobre impresos periodísticos estudiantiles en Brasil, con énfasis en estudios que los prioricen como fuente principal y / o objeto de estudio y que sean necesariamente escritos por los y para los estudiantes. En este sentido, se hizo un mapeo de las producciones indexadas en la BDTD y en el Portal CAPES entre los años 2002 a 2017, el corpus de análisis se compuso de seis disertaciones y once artículos. Se utiliza el software de gestión bibliográfica Mendeley Reference Manager, para gestión de las referencias bibliográficas y organización de las producciones, ya que el análisis de los datos fue procedido por medio del Análisis de Contenido de Laurence Bardin. Los resultados señalan que las producciones científicas sobre los impresos en Brasil evidencian un universo amplio y distinto de obras y desdoblamientos teórico-metodológicos, que posibilitan diferentes miradas y caminos teóricos en estudios que privilegian impresos como fuentes y / o objeto en el campo de la Historia de la Historia educación. En este sentido, los dominios de la historiografía de la educación sobre impresos estudiantiles caminan en progresión, principalmente, con el movimiento de estos estudios, sea en la producción de artículos, monografías, disertaciones y / o libros, sin embargo, como un todo, el documento todavía es poco explorado en Brasil, y son escasos los estudios sobre impresos producidos por y para estudiantes.

Palavras-chave: Impresso estudantil, Escrita de estudantes, Impresso como fonte.

Keywords: Student paper, Student writing, Printed as a font.

Palabras clave: Impreso estudiantil, Escritura de estudiantes, Impreso como fuente.

References

ALMEIDA, Dóris Bittencourt; BASTOS, Maria Helena Camara. Culturas juvenis dos anos 1980 nas páginas do periódico estudantil: “JB - O Jornal do Becker” (Colégio Estadual D. João Becker - 1985/1986). Educar em Revista, n. 57, p. 239–259, 2015.

AMARAL, Giana Lange do. Os impressos estudantis em investigações da cultura escolar nas pesquisas histórico-institucionais. História da educação, v. 6, n. 11, p. 117–130, abr. 2002.

AMARAL, Giana Lange do. Os jornais estudantis Ecos Gonzagueanos e Estudante: apontamentos sobre o ensino secundário católico e laico (Pelotas/RS, 1930-1960). História da Educação, v. 17, n. 40, p. 121–142, ago. 2013.

AQUINO, Mary Jones Ferreira De Moura. Organização e imprensa estudantil no Colégio de São Luiz e Liceu Maranhense: processo de formação de uma elite letrada (1949-1958). São Paulo, 2016. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4 ed. rev. e actual. Lisboa, PT: Edições 70, 2009.

BASTOS, Maria Helena Camara. Apresentação do dossiê escritas estudantis em periódicos escolares. Hist. Educ. [online]., v. 17, n. 40, p. 7–10, 2013.

BASTOS, Maria Helena Camara; ERMEL, Tatiane de Freitas. O jornal A Voz da Escola: escritas dos alunos do Colégio Elementar Souza Lobo (Porto Alegre/RS, 1934-1940). Hist. Educ. [online]., v. 17, n. 40, p. 143–173, 2013.

BIAZZETTO, Giovani. Jovens e política na imprensa estudantil: o periódico “O Julinho” (Porto Alegre/RS 1960). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2016.

CATANI, Denice Barbosa; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Educação em revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras Editora, 2002.

CUNHA, Maria Teresa Santos, Folhas voláteis, papéis manuscritos: o pelotão de saúde no jornal infantil Pétalas (Colégio Coração de Jesus - Florianópolis/SC, 1945-1952). Revista História da Educação [online], p. 251–266, 2013.

GRAZZIOTIN, Luciane Sgarbi Santos. Do Schüler-Zeitung ao O Ateneu: marcas da cultura escolar nas páginas dos periódicos (São Leopoldo/RS, 1964-1973). História da Educação, v. 17, n. 40, p. 319–336, mar. 2013.

IJUIM, Jorge Kanehide. Jornal escolar do instrumento didático ao instrumento complexo. EccoS Revista Científica, v. 2, n. 2, p. 115–121, 2011.

PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em educação: o ensino superior em música como objeto. Revista da FAEEBA – Educação e contemporaneidade, Salvador, v.22, n. 40, p. 221-233, jul./dez. 2013.

RABELO, Giani. O jornal escolar O Estudante Orleanense (Santa Catarina, 1949-1973). Revista História da Educação [online], v. 17, n. 40, p. 197–219, ago. 2013.

RODRIGUES, Cibele de Sousa. O Porvir, jornal literário e recreativo: propriedade de uma associação de estudantes do Atheneu Sergipense (1874). 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Sergipe, 2016.

SÁ, Elizabeth Figueiredo de; MOREIRA, Kenia Hilda. A morte no cotidiano e no Vida Escolar em Campo Grande-MT. Revista Brasileira de História da Educação, v. 17, n. 3[46], p. 171–195, jul. 2017.

SCHWETER, Isis Sanfins. Organização e imprensa estudantil no Instituto de Educação Sud Mennucci (1952-1954). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2015.

SILVA, Cristiani Bereta da. Cultura escolar e cultura política: projeto de nacionalização e o jornal escolar A Criança Brasileira (Santa Catarina, 1942-1945). História da Educação, v. 17, n. 40, p. 175–195, ago. 2013.

VIDAL, Valdevania Freitas dos Santos. O Necydalus: um jornal estudantil do Atheneu Sergipense (1909-1911). 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Núcleo de Pós-Graduação em Educação, Pró-Reitoria de Pós- Graduação e Pesquisa, Universidade Federal de Sergipe, 2009.

VIEIRA, Patrícia Machado. Psiu! Fermento!: pastoral da juventude e imprensa estudantil nos anos 1980 a 1990. 2014. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Porto Alegre, BR-RS, 2014.

WERLE, Flávia Obino Corrêa; BRITTO, Lenir Marina Trindade de Sá; NIENOV, Gisele. Escola Normal Rural e seu impresso estudantil. Educação em Revista (UFMG), v. 45, p. 81–105, jun. 2007.

YAMAKAWA, Eduardo Kazumi et al. Comparativo dos softwares de gerenciamento de referências bibliográficas: Mendeley, EndNote e Zotero. TransInformação, v. 26, n. 2, p. 167–176, 2014.

e3203058


Texto completo:

PDF PDF (English)


____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br