FORMAÇÃO PARA O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA: HISTÓRIA DE PROFESSORES DE CLASSES MULTISSERIADAS – NOVO HAMBURGO/RS (1940-2009)

José Edimar Souza

Resumo


Este estudo trata da história do ensino rural no período de 1940 a 2009, a partir da memória de dez professores que atuaram em classes multisseriadas na rede pública municipal, na região de Lomba Grande, município de Novo Hamburgo/RS, Brasil. As memórias são analisadas sob a perspectiva do “tempo social”, quando a memória permite aos sujeitos assumir o seu lugar na rede das relações sociais inscritas no contexto, envolvendo recordações coletivas desse grupo de sujeitos: cuja memória permite compreender o processo de constituição e opção pelo Magistério, principalmente o aspecto da formação para ser professor(a). A pesquisa, de natureza qualitativa, utiliza a metodologia da História Oral, valendo-se de entrevistas semiestruturadas, além da análise documental. O referencial teórico sustenta-se na perspectiva da História Cultural. A análise enfatiza a dimensão das memórias na constituição docente em classes multisseriadas e sua relação com a representação docente enquanto prática cultural. Destaca-se, no conjunto de análise, as estratégias construídas no processo de escolarização, a realização de cursos supletivos, as formas de ingresso no magistério público municipal e a formação em serviço. Constata-se que, mesmo à margem da cidade, os professores rurais, em Novo Hamburgo/RS, inventaram formas criativas para continuar seu processo formativo e de atualização constante.

Palavras-chave: Formação de Professores; Trajetória docente; Classes Multisseriadas.

Agência financiadora: PROEX/CAPES

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199303

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br