Projetos interdisciplinares a partir de livros científicos e literários (Interdisciplinary projects from scientific and literary books)

Maiquel Röhrig

Resumo


Interdisciplinarity has dominated the discourse of teachers and educational thinkers. The theories on the subject are multiplying, each with specific theoretical implications. Our goal in this report is to present proposals for interdisciplinary works that have been performed, comparing the speech that encourages this practice in order to offer concrete benefits and ideas for teachers of various disciplines. We discuss the limits of interdisciplinarity evaluating its relevance, as well as spaces for their achievement and the time that it can engage in the curriculum of basic education.

Resumo

A interdisciplinaridade tem dominado o discurso de professores e pensadores da educação. Multiplicam-se teorias sobre o tema e variações a ele: fala-se de multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade, transdisciplinaridade, cada uma com implicações teóricas específicas. Nosso objetivo neste artigo é apresentar propostas de trabalhos interdisciplinares que já foram executadas, confrontando o discurso que estimula a pô-los em prática, a fim de oferecer subsídios e ideias concretas para professores de diversas disciplinas da educação básica. Procuramos discutir os limites da interdisciplinaridade avaliando sua pertinência, bem como os espaços de sua realização e o tempo que a ela se pode dedicar nos currículos da educação básica.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, Educação.

Keywords: Interdisciplinarity, Transdisciplinary, Education.

References

DARWIN, Charles. A origem das espécies. São Paulo: Martin Claret, 2003.

EINSTEIN, Albert. Como vejo o mundo. Tradução de H. P. de Andrade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2011.

FORTES, Clarissa Corrêa. Interdisciplinaridade: origem, conceito e valor. Sem data. 11 Folhas. Trabalho de conclusão de curso. AJES – Faculdades do Vale do Jurema. Disponível em: http://www.pos.ajes.edu.br/arquivos/referencial_20120517101727.pdf Acesso em 4/8/2016.

KLINK, Amyr. Cem dias entre céu e mar. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 1999.

POOLI, João Paulo et al. Projetos interdisciplinares. Curitiba: Intersaberes, 2013.

RANDOM, Michel. O pensamento transdisciplinar e o real. Tradução de Lucia Pereira de Souza. São Paulo: Triom, 2000.

e2779054


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/198271992779

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br