O friso da vida: uma biografia de Edvard Munch sob a percepção de alunos (The frieze of life: a biography of Edvard Munch under the perception of students)

Eliasaf Rodrigues de Assis, Kleber Tüxen Carneiro, José Carlos Marion, Fernanda Tüxen Azevedo

Resumo


The present text presents a pedagogical account about an exhibition of the works of the Norwegian painter: Edvard Munch, in a class of higher education. The exhibition closes a teaching unit on morals and ethics, where Lawrence Kolhberg's theory of moral development was approached. The experiences demonstrated how the students' interaction was largely satisfactory and how the use of art in the classroom can be an auspicious formation experience, provided that the objective conditions, that is, the proper preparation and organization of didactic aspects, as well as mediation pedagogic it enables a kind of "awareness of the student to contemplation".

Resumo

O presente texto apresenta um relato pedagógico sobre uma exposição das obras do pintor norueguês: Edvard Munch, em uma turma de ensino superior. A exposição encerrou uma unidade didática sobre moral e ética, na qual a teoria do desenvolvimento moral de Lawrence Kolhberg foi abordada. A experiência evidenciou como a interação dos alunos foi amplamente satisfatória e como o uso da arte em sala de aula pode ser uma experiência formativa auspiciosa, contanto que as condições objetivas, isto é, a devida preparação e organização dos aspectos didáticos, tanto quanto a mediação pedagógica possibilitem uma espécie de "sensibilização do olhar" discente.

Palavras-chave: Arte, Edvard Munch, Educação, Moral e Ética.

Keywords: Art, Edvard Munch, Education, Moral, Ethic.

References

ASSIS, Eliasaf Rodrigues de et al. Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional. ETD - Educação Temática Digital Campinas, SP v.20 n.1 p. 276-297 jan./mar.2018.

BISCHOFF, Ulrich. Edvard Munch: Imagens de vida e de morte. São Paulo: Paisagem, 2006.

BOFF, Leonardo. Saber Cuidar: ética do humano - compaixão pela Terra. Petrópolis: Editora Vozes, 1999.

CLARKE, Jay A. Becoming Edvard Munch - Influence, anxiety, and myth. Chicago: The art institute of Chicago, 2009.

KOHLBERG, Lawrence. The philosophy of moral development. San Francisco: Harper & How Publishers, 1981.

LA TAILLE, Yve de. Moral e ética: Dimensões intelectuais e afetivas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

YOSHIKAI, Livia Midori Okino. A estratégia de discussão de dilemas morais e o desenvolvimento moral de adolescentes. Monografia apresentada ao Departamento de Psicologia como requisito para obtenção do título de Bacharel em Psicologia. São Carlos: UFSCar, 2004.

e2736053


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/198271992736

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br