A LITERATURA COMO BRINQUEDO E A FORMAÇÃO DA CRIANÇA-LEITORA

Catarina Xavier Gonçalves Martins

Resumo


Neste ensaio, pretendemos discutir a importância da criança leitora na contemporaneidade. Embora já se tenha discutido com afinco a importância do ato de ler e sobre a carência ou ausência de leitura numa sociedade letrada, consideramos que pesquisas que abordam a temática leitura na infância ainda sejam necessárias, uma vez que vivemos em uma sociedade cada vez mais exigente no que se refere ao desempenho do leitor. No cotidiano, as crianças da atualidade, com os avanços tecnológicos, convivem com diferentes imagens que circulam na sociedade, sendo através da linguagem que o homem se reconhece como humano. Por isso a importância da leitura literária na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Palavras-chave: formação leitora; livros; crianças; escola.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199263

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br