A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR DE HISTÓRIA

Crislane Barbosa Azevedo

Resumo


Neste artigo refletimos acerca de um processo de formação de professores de História tomando por base a promoção de pesquisas em educação, bem como acerca da importância de parte das atividades de estágio supervisionado ser desenvolvida sob a forma de pesquisa. Partimos do pressuposto básico da necessidade e da viabilidade da formação do professor-pesquisador. Com base em pesquisa bibliográfica, refletimos sobre a orientação teórica relativa à pesquisa educacional, com ênfase na pesquisa do tipo etnográfico, bem como com direcionamentos práticos na definição do lócus da pesquisa (escola campo de estágio) e na elaboração dos projetos de investigação de licenciandos, tendo como foco o ensino de História. A iniciação à pesquisa sobre o cotidiano escolar durante a formação docente inicial é condição relevante para a promoção do professor reflexivo. Verificamos que por meio de uma proposta de formação docente, baseada na pesquisa educacional, os futuros docentes experimentam o lugar de participantes de um saber que se constrói e reconstrói a todo o instante e compreendem a complexidade do seu campo de trabalho. Contudo, tal proposta de formação é permeada de desafios. Mas, os resultados positivos mostram-se reais, a exemplo da promoção de reflexões e aprendizagens coletivas nas escolas onde atuam, ainda durante o curso de formação inicial.

Palavras-chave: Formação docente; Pesquisa educacional; Ensino de História; Professor-pesquisador.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.14244/19827199204

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Publicação contínua. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br