GESTÃO PARTICIPATIVA: UMA MATRIZ DE INTERAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE ESCOLAR

Renato de Oliveira Brito, Beatrice Laura Carnieli

Resumo


As mudanças promovidas pela globalização e pela transição da era industrial para a era do conhecimento fizeram com que as organizações migrassem de um modelo de administração clássica para o moderno conceito de gestão que tem como uma das suas vertentes mais importantes a busca estratégica de parceria entre as organizações e os seus stakeholders. A escola está no centro de todas as mudanças que ocorrem na sociedade, pois ela influencia e é influenciada pela sociedade. Além disso, a escola também é uma organização e como tal tem o seu processo administrativo influenciado pelas novas tendências da administração. Desta forma, a gestão escolar tem se inclinado para um modelo democrático-participativo de condução do processo administrativo-pedagógico, apresentando-o como o mais adequado para atender as necessidades e desafios da escola atual. Dentro deste contexto, este artigo foi realizado mediante revisão da bibliografia especializada e analisa como o modelo de gestão participativa forma uma teia de interações entre os participantes da comunidade escolar, formada pelos diversos stakeholders internos e externos, com resultados positivos para o processo educacional.

Palavras-chave: gestão escolar, gestão participativa, comunidade escolar.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/19827199151

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br