Construtivismo: desdobramentos teóricos e no campo da educação

Isabelle de Paiva Sanchis, Miguel Mahfoud

Resumo


O construtivismo, que tem como principal referência Jean Piaget, designa hoje um conjunto teórico e de práticas que abrange a obra de muitos autores e desdobramentos práticos diversificados. No campo educacional, a teoria construtivista foi muitas vezes transformada em métodos pedagógicos, a partir da escolha de partes ou conceitos da teoria a serem tomados para aplicação em determinados aspectos da aprendizagem escolar. O objetivo deste trabalho é o de resgatar alguns dos importantes desdobramentos da teoria piagetiana, tanto no campo teórico como no desenvolvimento de práticas pedagógicas, e apontar os riscos de reducionismo presentes em alguns deles, principalmente no que diz respeito à noção de sujeito. O artigo é composto por uma breve passagem pelos principais conceitos da teoria piagetiana referentes à constituição do sujeito através da interação, que é o que permite também, e ao mesmo tempo, a construção do conhecimento. Em um segundo momento são apresentados alguns pesquisadores que seguiram as ideias mais fundamentais de Piaget, embora com focos distintos; além de diferentes enfoques e interpretações do próprio construtivismo piagetiano. Por fim, são explicitadas algumas possibilidades de relação entre a teoria construtivista e a prática pedagógica, levando-se em conta as consequências, para o sujeito, da redução da teoria a apenas uma técnica metodológica.

Palavras-chave: Construtivismo; sujeito; educação.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.14244/%2519827199120

____________

Propriedade Intelectual

Revista Eletrônica de Educação adota a licença Creative Commons BY-NC do tipo "Atribuição Não Comercial".

Essa licença permite, exceto onde está identificado, que o usuário final remixe, adapte e crie a partir do seu trabalho para fins não comerciais, sob a condição de atribuir o devido crédito e da forma especificada pelo autor ou licenciante.

Para mais informações, consultar: https://br.creativecommons.org/

____________

REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO. São Carlos (SP): Universidade Federal de São Carlos, Programa de Pós-Graduação em Educação, 2007- . Quadrimestral. ISSN 1982-7199. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br