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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Normas para publicação: Revista Eletrônica de Educação

Veja também o documento Ética de publicação e Declaração de Negligência em http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/35

OBS.: Para apresentar o seu trabalho, favor seguir rigorosamente o Template (modelo) no link http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/36

A Revista Eletrônica de Educação publica quadrimestralmente artigos em qualquer língua, ensaios, debates, entrevistas resenhas, inéditos sobre temas que contribuam para o recrudescimento do debate educacional, bem como para a divulgação do conhecimento produzido na área. Os textos em idiomas que não o Português ou o Espanhol poderão ser traduzidos e apresentados na mesma edição.

Os textos encaminhados para serem publicados deverão ser submetidos à aprovação de membros do Conselho Editorial Interno e Externo da Revista. Os pareceres serão encaminhados ao(s) autor(res) para ciência sobre seu teor e reformulação, se for o caso.

Somente serão aceitos para análise textos derivados de pesquisas empíricas ou teóricas realizadas por pesquisadores  com titulação mínima de Mestre. Trabalhos de autores Mestrandos somente em coautoria com pelo menos um Doutor.

A submissão deverá ser original e inédita, e o autor deve declarar que não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

A submissão e a publicação de artigos são gratuitas.

São as seguintes seções que compõem esse periódico:

Artigos: relatos de pesquisas concluídas, síntese de pesquisa original;
Debates: matéria de caráter opinativo, sobre temas polêmicos;
Ensaios: revisão teórica, revisão crítica de bibliografia temática ou obra específica;
Entrevistas: realizadas com pesquisadores, teóricos e personalidades que possam contribuir para discussões sobre temas educacionais relevantes;
Estudo de caso: análise de conceitos, procedimentos ou estratégias de pesquisa ou intervenção de ferramentas adotadas em trabalhos na área educacional;
Resenhas: de obras recentes, publicadas nos últimos dois anos, relacionadas à área educacional nacional ou estrangeira;
Análise de material didático: exame crítico de produções voltadas para o ensino de conteúdos específicos considerando diferentes áreas e níveis de ensino;
Análise de Imagens: exame crítico de imagens representadas por diversos meios – fotos, filmes, dvd; gravuras etc.;
Relatos de experiência: descrição e análise de experiências desenvolvidas em ambientes educacionais. Os relatos podem ser apresentados sob as seguintes perspectivas:
1. A Escola e a Sala de Aula
2. A voz dos professores
3. A voz dos alunos.
Outras seções poderão ser criadas pelos Editores da Revista.

Orientações para colaborações:

As matérias devem ser enviadas online conforme as instruções de envio, seguindo os passos para Submissões, conforme:

Condições para a submissão

Ao submeter um trabalho para a revista, os autores devem ler, aceitar e marcar como realizados cada condição para a submissão, antes de proceder. A lista pode ser modificada, porém todos os itens requerem a marcação dos autores para procederem à submissão.

1-A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".

2- O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

3- URLs para as referências foram informadas quando possível.

4- O texto está em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos e segue rigorosamente o Template (modelo) no link http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/36

5- O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista e no Template correspondente ao tipo de seção a que o texto está sendo submetido.

6- Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

7- Anexar folha com assinaturas de todos os autores em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, com a concordância de todos com o processo de avaliação e no caso de aprovação, com a publicação do texto. Exemplo da folha a ser anexada:

DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA PARA A SUBMISSÃO

Título da submissão:

Nome do Autor 1:

Afiliação institucional:

Título acadêmico mais elevado (concluído ou em andamento):

ORCID id:

e-mail que deve constar no artigo:

Assinatura:

Idem para os demais autores.

8- Passar pelo software CopySpider o texto a ser submetido para avaliação e anexar em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, print da tela do software anti-plágio com o resultado da busca. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download

9- Anexar, em Documentos Suplementares, cópia do Documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição de vínculo, quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos.

1-DO TEXTO

ATENÇÃO: Para submissões, a partir de 26/06/2019, é obrigatório apresentar o texto a ser avaliado seguindo Templates (modelos), disponíveis no link http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/issue/view/36

A extensão do texto, com exceção de entrevistas e resenhas, deve ser de 10-20 páginas, fonte Arial, corpo 12, espaço simples. O recuo para o início de cada parágrafo deverá ser de 1,5 cm da margem. A submissão deverá conter: título em português, título em inglês e no idioma original do texto; resumo; palavras-chave; abstract, keywords, resumo e palavras-chave no idioma original do texto; sendo desejável também a inclusão de Título/Resumo/Palavras-chave em espanhol; o corpo do texto contendo introdução, itens de desenvolvimento,  considerações finais e listagem das referências por ordem alfabética de sobrenome dos autores.

As figuras deverão ser enviadas de acordo com as seguintes diretrizes:

Especificações para imagens da Reveduc:
1. Fonte legível, de preferência sans serif, tamanho no mínimo 9pt.
2. Formato JPG, resolução no mínimo 300 dpi
3. Evitar CAIXA ALTA, fonte com sombra, fonte muito condensada

Obs.:

Para as palavras-chave em Português, pesquisar no Thesauro em educação disponível em: http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/pesquisa_thesauro.php?resolution2=1024_1

Para maiores detalhes ver o Tutorial sobre o Thesauro disponibilizado pelo Portal de Periódicos da UFSCar em:

http://www.periodicos.ufscar.br/noticias/como-e-por-que-utilizar-o-tesauro-em-educacao-da-inep

Para as keywords (descritores em Inglês), pesquisar no Thesauro internacional em educação disponível em: http://eric.ed.gov/?ti=all

2-DO CADASTRO DA SUBMISSÃO

2.1-Os dados de todos os autores e autoras (na ordem que serão publicados) deverão ser informados via página própria do ambiente da Reveduc-UFSCar por ocasião da submissão: nome, sobrenome, e-mail, ORCID id, instituição de vínculo, breves informações profissionais (no máximo de 50 palavras).
2.2- Resumo (de 200 a 250 palavras) ressaltando objetivo, método e conclusões do trabalho. O texto do resumo, escrito em parágrafo único, usando o verbo na terceira pessoa,  deve ser livre de citações diretas ou indiretas, de símbolos ou contrações que não sejam de uso corrente, e de fórmulas e equações que não sejam absolutamente necessárias.
2.3-Palavras-chave (até quatro palavras), que representam o conteúdo do artigo;
2.4-Indicação da agência financiadora ou de fomento do trabalho quando for o caso.

2-5-Os títulos e subtítulos devem conter, no máximo, 15 palavras, incluindo artigos, preposições, conjunções etc.; devem ser concisos, virem claramente indicados e devem ser apresentados respectivamente na língua adotada para apresentação do artigo, em português e em inglês, sendo desejável também em espanhol.

A Revista Eletrônica de Educação reserva-se o direito de modificar o texto, quando necessário, sem prejudicar seu conteúdo, com o objetivo de uniformizar a apresentação e fará reformulação da linguagem, se necessária.

Citações

Para as citações seguir as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT (NBR10520/2002).

As citações literais curtas devem ser integradas ao texto, entre aspas, seguidas de parênteses com sobrenome do autor e ano da publicação. As citações com mais de três linhas devem ser apresentadas com recuo de 4 cm com a fonte Arial, corpo 11, espaço simples. Dentro dos parênteses também devem ser indicados o autor, ano de publicação e a página de onde foram retiradas.

Títulos diferentes de um mesmo autor, publicados no mesmo ano, devem ser diferenciados pelo acréscimo de uma letra depois da data, por exemplo: (OLIVEIRA, 1999a; OLIVEIRA, 1999b).

Remissões Bibliográficas

As remissões bibliográficas sem citação literal também devem ser incorporadas ao texto entre parênteses. Ex.: Segundo Silva (2003, p. 45).

Notas

As notas, numeradas sequencialmente em algarismo arábico no texto, devem figurar ao final de cada página, na mesma ordem em que aparecem no texto.

Siglas
As siglas devem ser desdobradas quando mencionadas à primeira vez no artigo.

Referências Bibliográficas

As referências bibliográficas devem se ater as obras e autores citados no texto e devem ser apresentadas em ordem alfabética, segundo as normas NBR 6023/2002 da ABNT, ao final do trabalho.
É de responsabilidade do(s) autor(es) a correta e exata citação no texto e a correspondente informação na lista de referências ao final do mesmo. Seguir os exemplos abaixo.

a) Livro de um só autor:
SOBRENOME, Nome. Título em negrito. Edição. Local de edição: Editora, ano de edição, número de páginas.

b) Livro de dois autores
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

c) Livro de três autores:
SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Idem ao primeiro exemplo.

d) Livro de mais de três autores:
SOBRENOME, Nome et al. Idem ao primeiro exemplo.

e) Capítulo/Artigo em livro:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo. In: SOBRENOME, Nome (Ed./Org.). Título do livro em negrito. Idem ao primeiro exemplo.

f) Artigos em Revistas:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da Revista em negrito, local, volume, número, página(s), data (mês e ano).

g) Dissertações e Teses:
SOBRENOME, Nome. Título da dissertação ou tese em negrito. Ano da defesa. Número de folhas. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em xxx [área]) – Nome da Instituição (Faculdade, Universidade), local, ano da publicação.

h) Artigos em jornais:
SOBRENOME, Nome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em negrito. Local, data, Caderno/Seção, página(s).

i) Publicação em meio eletrônico:
SOBRENOME, Nome. Título da matéria ou artigo. Título da publicação (site, revista), local, número, data (mês e ano). Disponível em: (endereço eletrônico). Acesso em: (data).

Para outras referências consultar a Norma ABNT NBR 6023/2002.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço simples; usa fonte Arial de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  7. Anexar folha com assinaturas de todos os autores em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, com a concordância de todos com o processo de avaliação e no caso de aprovação, com a publicação do texto. Exemplo da folha a ser anexada:

    DECLARAÇÃO DE ANUÊNCIA PARA A SUBMISSÃO

    Título da submissão:

    Nome do Autor 1:

    Afiliação institucional:

    Título acadêmico mais elevado (concluído ou em andamento):

    ORCID id:

    e-mail que deve constar no artigo:

    Assinatura:

    Idem para os demais autores.

  8. Passar pelo software CopySpider o texto a ser submetido para avaliação e anexar em Documentos Suplementares, por ocasião da submissão, print da tela do software anti-plágio com o resultado da busca. Uma versão gratuita do software pode ser encontrada em https://copyspider.com.br/main/pt-br/download
  9. Anexar, em Documentos Suplementares, cópia do Documento de aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição de vínculo, quando se tratar de levantamento de dados que envolva seres humanos.
 

Declaração de Direito Autoral

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